Um mês, um departamento, um saber: o que são os departamentos curriculares?

18-11-2013 14:54

Sabes onde podes ficar a saber mais informações sobre os departamentos curriculares que existem no nosso Agrupamento? Os artigos 32º e seguintes do Regulamento Interno referem-se à constituição, competências e funcionamento dos diversos departamentos curriculares. Neste documento podes ler que os departamentos são "estruturas de orientação educativa e supervisão pedagógica que asseguram a articulação e gestão curricular". E isto significa o quê? Quer dizer que é nos departamentos que se reúnem todos os docentes que estão a trabalhar na nossa Escola. Por exemplo, no departamento de Ciências Sociais e Humanasestão presentes os professores que lecionam as disciplinas de Economia, Filosofia, Psicologia, Educação Moral e Religiosa Católica, História e Geografia, sem esquecer História e Geografia de Portugal.

E o que é que os professores fazem em cada um dos departamentos? Discutem assuntos relacionados com as disciplinas que lecionam, verificam como podem articular atividades entre si e com os professores de outros departamentos, analisam os resultados escolares dos alunos, fazem propostas para serem apresentadas noutras estruturas da Escola… Enfim, os departamentos são órgãos muito importantes para o funcionamento escolar.

Em cada departamento há um coordenador do trabalho que aí é realizado. Voltando ao caso do departamento de Ciências Sociais e Humanas, a coordenadora é a professora de Geografia Lurdes Gomes. 

cinza_Imagem2.jpg