Um mês, um departamento, um saber: Dia Mundial da Filosofia

21-11-2013 11:44

Hoje é o dia Mundial da Filosofia. Desde 2005 que a UNESCO propõe que o dia 21 de novembro seja dedicado a questionar filosoficamente sobre temas que possam contribuir para  melhorar a compreensão e orientação em torno das preocupações humanas. O tema para este ano é "Sociedade inclusiva, planeta sustentável". Na sua mensagem para este dia, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, lembra que esta data "é um convite para repensar as condições para a inclusão e sustentabilidade em sociedades que são, cada vez mais, diversas e, ainda mais, interconectadas, entre elas e com o seu meio ambiente".

Os professores do grupo de Filosofia não quiseram ficar indiferentes a este dia. Por isso, juntamente com os alunos do ensino secundário coloriram a Escola com múltiplos objetos que nos obrigam a parar e refletir. A biblioteca também não foi esquecida. Frases de filósofos "adoçaram" a boca a quem as lia, enquanto os olhos passeavam pelos livros e trabalhos realizados pelos alunos...

Imagem2.jpg

As iniciativas fizeram parar os olhares. É importante termos presente que "quanto mais complexas [são] as questões, maior a necessidade de assegurar que, por meio das escolas e dos media, cada indivíduo cultiva o pensamento crítico e um espírito comunitário desde a infância" (Irina Bokova).