Um mês, um departamento, um saber: a Filosofia e o cinema

22-11-2013 16:21

Na semana da Filosofia, a professora Isabel Felício deixa-nos mais uma sugestão. Neste caso é para um filme…

«O Clube dos Poetas Mortos»

 

Título original: «Dead Poets Society»

Realização: Peter Weir 

Argumento: Tom Shulman

Género: Drama - EUA, 1989

Sinopse:

O filme “Clube dos Poetas Mortos” relata a história de um professor de literatura e dos seus alunos num colégio interno marcadamente elitista e com uma disciplina muito rígida.

As aulas do professor Keating são dadas de forma considerada pouco ortodoxa no colégio.

Keating apela para valores como a liberdade de pensamento e de expressão que colidem frontalmente com os que são defendidos no colégio.

Entusiasmados com o lema “Carpe diem” (aproveita o dia) proclamado pelo professor, os alunos ganham coragem para experimentar desafios e experiências que nunca antes ousariam enfrentar. À semelhança do que o professor Keating fizera na juventude, sete dos seus alunos criam o “Clube dos Poetas Mortos”. O clube reúne furtivamente à noite, numa gruta, nas imediações do colégio. O grande tema é a poesia.

A máxima “Carpe diem”, transmitida pelo professor Keating, justifica que cada um dos alunos recupere a sua liberdade e natural ousadia e vá alterando o seu comportamento habitual.

O suicídio de um jovem, brutalmente reprimido pelo pai na sua vocação, vai desencadear uma situação de confronto entre a direção do colégio e o professor Keating, acusado de instigar os seus alunos à desobediência.

 

(Texto elaborado pela professora de Filosofia e Psicologia Isabel Felício, do departamento de Ciências Sociais e Humanas)

poeta.jpg