António Mota Redol na nossa Escola

09-05-2014 11:11

"Teve lugar na quarta-feira, dia 23 de abril de 2014, no auditório da nossa escola, uma comunicação do filho do escritor Alves Redol, António Mota Redol, que contou também com a presença do representante da editora, Luis Nazaré Gomes, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Dr. José Luis Carneiro, a vereadora do Pelouro da Educação, Dra. Ivone Abreu, a representante da Biblioteca Municipal, Dra. Orlanda Santos, a coordenadora do Património e Turismo, Dra. Carla Stockler, o diretor do Agrupamento, Dr. Carlos Alberto Carvalho, e todos os alunos do 5º ano, acompanhados dos seus professores.

O filho de Alves Redol falou-nos de seu pai que foi autor de mais de trinta livros, entre os quais «Gaibéus» e a «A Vida Mágica da Sementinha». Contou-nos que, no tempo de Salazar, muitos dos seus livros foram proibidos porque falavam de pobres e Alves Redol reescreveu três vezes o livro «Gaibéus» para ele poder  ser publicado, pois a censura assim o obrigava.

A primeira zanga que teve com seu pai foi porque este não lhe leu o livro «A Vida Mágica da Sementinha», enquanto o escrevia e que depois lhe dedicou." (Artigo elaborado pelo Francisco Cardoso, nº 10,  e Vítor Teles, nº 21, do 5º A)