Um mês, um departamento, um saber: leituras partilhadas pela professora Isabel Felício

19-11-2013 15:59

Na Semana da Filosofia, a professora Isabel Felício deixa-nos duas propostas de leituras

1. Uma sinopse de “Memórias de Uma Menina Bem Comportada”, de Simone de Beauvoir

O primeiro livro de memórias de Simone de Beauvoir compreende o período entre 1908 e 1929, com narrativas que se iniciam a partir do seu nascimento até a conquista da sua agregação em filosofia na Sorbonne.

A autora, nascida numa família católica e de valores burgueses, reflete sobre sua própria história, proporcionando aos leitores a compreensão sobre como uma forte educação moral e religiosa formava as mulheres da sua geração, além de recontar as experiências vividas, em alguns momentos dolorosas e muitas vezes acompanhadas de complexos dilemas morais, quando decide romper com uma série de normas as quais estava submetida enquanto mulher.

Beauvoir descreve também a sua entrada no campo intelectual, construída através da interação com personagens como Jean-Paul Sarte, Merleau-Ponty e Lévi-Strauss.

De entre todas as obras autobiográficas de Beauvoir, esta destaca-se por ser extremamente poética e emocionante, descrevendo os seus primeiros passos como escritora.

Ler Simone de Beauvoir abre os olhos e mostra que muita coisa ainda precisa de evoluir no que se refere aos direitos das mulheres e aos papéis de género.

 

2. Uma sinopse de “Metamorfose”, de Franz Kafka

 “Certa manhã, ao acordar de sonhos inquietos, Gregor Samsa viu-se transformado num gigantesco inseto.”

Franz Kafka introduz assim a história de Gregor Samsa, um incansável caixeiro-viajante que sustenta os pais e a irmã, que se entregam descaradamente à ociosidade.

Parasitado pela família até àquela manhã em que ao acordar, já atrasado para o trabalho, viu uma carapaça dura, uma barriga castanha abaulada e muitas pernas magrinhas, Gregor Samsa é quem parasitará a família a partir daí. Mas esta obra conta mais do que a história de um homem que acordou inseto: fala de como o ser humano pode viver alienado pelo trabalho, o dever familiar ou pela autoridade do pai e alerta para os comportamentos humanos. Ao mesmo tempo, reflete alguns aspetos da vida do autor.

A condição humana oprimida e alienada pela sociedade moderna é o tema central de “A Metamorfose”, escrito em 1912. Franz Kafka tinha 29 anos quando o escreveu e é uma das mais conhecidas obras do escritor checo.

 

(Texto elaborado pela professora Isabel Felício, do grupo de Filosofia e Psicologia, departamento de Ciências Sociais e Humanas)

 

simone.jpgkafka.jpg