Quando a ciência se torna magia...

23-05-2014 14:20

As atividades experimentais na sala de atividades da biblioteca, dinamizadas pela professora Ana Pedroso, do departamento de Ciências Experimentais, continuaram durante a presente semana. Flores de papel que se abrem na água ou lenços de papel que mudam de cor fazem-nos lembrar sessões de magia. Mas não... Era mesmo ciência e reações químicas que estavam a ocorrer.

Vejamos a experiência do lenço mágico.

Esta experiência recorda-nos os "galinhos do tempo", que mudam de cor consoante a humidade do ar. É que o cloreto de cobalto II, em solução aquosa, apresenta a cor rosa e, por isso, se os galos do tempo apresentarem essa cor pode significar que vai chover.  Quando se retira a água ao cloreto de cobalto II, os cristais ficam com a cor azul, logo se os galos do tempo tiverem essa cor, implica que o tempo está seco, com pouca humidade no ar, logo a probabilidade de chover será reduzida. Interessante, não é?

Não percas mais experiências na nossa biblioteca na próxima quinta-feira, 27 de maio, às 17,40 horas.