Olimpíadas do Conhecimento

23-05-2014 11:18

“No dia 17 de maio de 2014, alguns alunos que frequentam o 12º ano na Escola participaram na IV edição das Olimpíadas do Conhecimento, na Universidade Fernando Pessoa, no Porto.

Esta excelente oportunidade teve como objetivos fomentar nos alunos uma primeira ação simulada do exame nacional de Português de acesso ao ensino superior, alargar os seus horizontes culturais e estreitar as relações entre as escolas secundárias e o ensino superior.

O dia começou bastante cedo. Pouco passava das 8 horas da manhã quando se deu a partida da Escola. Chegados às instalações da Universidade Fernando Pessoa, e depois de confirmada a inscrição, os alunos realizaram as provas, no âmbito da disciplina de Português, entre as 10:00 e as 12:30 horas, em salas pré-designadas.

Neste espaço de tempo, as professoras responsáveis, que acompanharam as equipas, participaram no concurso “Votação do nome de equipa mais criativo” para as modalidades de prova escrita e de projeto e uma visita guiada às instalações da Universidade.

Após o término das provas foi oferecido o almoço, entre as 13:00 e as 14:30, na cantina da Universidade.

No final, todos os alunos participantes e professores responsáveis foram presenteados com uma atuação da Tuna masculina da Universidade Fernando Pessoa.” (professoras Cecília Torres e Isabel Correia)

Fica o testemunho de uma das alunas participantes nesta prova:

“A meu ver, esta atividade foi deveras interessante e muitíssimo enriquecedora, tanto a nível pessoal como cultural.

Para nós, alunas de 12º ano que iremos realizar o Exame Nacional, esta prova serviu como uma espécie de preparação, já que a mesma foi elaborada de acordo com a estrutura do Exame Nacional.

A visita à Universidade, o visionamento do espetáculo fornecido pela tuna masculina e a integração num meio de ensino superior foi uma experiência inesquecível e uma preparação para o nosso futuro académico que se aproxima.

Em suma, gostaria de incentivar a escola e os meus colegas a participarem nas “Olimpíadas do Conhecimento” que se realizarem nos próximos anos.” (Eduarda Mendes, nº 14, 12º A)