Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

27-01-2016 22:02

Os alunos do 9º B refletiram sobre o Holocausto. Ficam aqui alguns excertos dos seus pensamentos.Outros surgirão no jornal escolar.

"No dia 27 de janeiro lembra-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, uma época negra na história da humanidade, na qual foram assassinados mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens judeus. Na minha opinião, espero que nunca mais aconteça um massacre como este. Foram desumanos estes atos do nazismo." (Diogo Pinto e João Cabral, 9º B)

_80555988_025396526-1.jpg

 Crianças sobreviventes de Auschwitz, fotografadas por soldados russos (Fonte da imagem: http://www.bbc.com/news/world-europe-30996555)

"Para ser sincera, penso que não voltará a acontecer como o Holocausto, mas não excluo nenhuma hipótese. (...) O ser humano é um "bem precioso", com direitos e deveres, mas muitas pessoas comportam-se como autênticos animais mortíferos: matam o próximo por coisas completamente absurdas. Por causa das guerras, milhões de pessoas inocentes morrem, por algo em que, muitas vezes, uma conversa talvez resultasse. A sociedade evoluiu em muitos aspetos, mas no que toca à vingança, à morte, a população continua a mesma coisa". (Andreia Soares, 9º B)

"O Holocausto pode voltar a acontecer. (...) Nestes campos, milhões de pessoas foram mortas, mutiladas. Atualmente, com as tecnologias e conhecimentos que temos, infelizmente, o desastre pode ser ainda maior." (Filipe Lima e José Francisco Martins, 9º B)

Arbeit_macht_frei_sign,_main_gate_of_the_Auschwitz

Portão principal de Auschwitz I, onde se lê a frase "Arbeit macht frei" - "O trabalho liberta". (Fonte da imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Auschwitz)

"Na nossa opinião, não poderá voltar a acontecer um futuro Holocausto, porque a sociedade despertou novos interesses e evoluíram os pensamentos." (Bruno Sousa e José Ventura, 9º B)

"Aquilo que aconteceu em Auschwitz não voltará a acontecer, até porque os tempos mudaram e ainda há pessoas que viveram nessa época e, de certa forma, não permitiriam a repetição. Sabem o que passaram e, para uma sociedade melhor, não querem que atualmente ocorra o mesmo." ( Pedro Pereira, Carolina e Catarina, 9º B) 

"Na minha opinião, acho que existe uma grande probabilidade de ocorrência de uma barbaridade deste tamanho, nos dias de hoje. A sociedade tem "evoluído" para a importância dos bens materiais e não da união. Vejo nisto um grande problema para todos nós. Vemos os grupos radicais espalhados por todo o mundo, colocando a religião aliada à violência à frente de todas as coisas, fazendo milhares de mortos em nome das suas ideologias radicais e fazendo um ataque à nossa dignidade." (Carlos Daniel Gouveia, 9º B)

31450b.jpg

Mulheres sobreviventes em Auschwitz - 1945 (Fonte da imagem: http://www.ushmm.org/wlc/en/article.php?ModuleId=10005189)