Concurso Nacional de Leitura

17-05-2014 16:35

No passado dia 8 de maio, decorreu na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, a fase regional do Concurso Nacional de Leitura. Os alunos representantes da nossa Escola foram Ana Rita Ferraz, do 9º B, o João Pedro Vieira, do 8º C, a Paula Monteiro, do 9º C, a Ariana Carvalho e a Salomé Barbosa, do 10º A.

Da parte da manhã, os alunos prestaram provas, respondendo por escrito a questões relacionadas com as duas obras lidas. No terceiro ciclo, as escolhas tinham recaído sobre os livros “Casos do Beco das Sardinheiras”, de Mário de Carvalho, e “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne, enquanto no ensino secundário, as propostas andaram por “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, e “O Barão”, de Branquinho da Fonseca.

Participaram 18 concelhos e mais de 100 escolas da rede pública e privada, do distrito do Porto. A partir das provas escritas, com 323 participantes do ensino básico e 108 do ensino secundário, foram selecionados dez candidatos (cinco por cada um dos níveis de ensino). A Ana Rita Ferraz, do 9º B, foi uma das cinco alunas escolhidas no terceiro ciclo (entre os 323 participantes) para prestar as provas orais. A partir destas entrevistas, foram escolhidos os alunos que representarão o distrito do Porto na final do Concurso Nacional de Leitura, a realizar em Lisboa durante o mês de junho: no terceiro ciclo, a aluna Ana Luísa Ferreira, da Escola Secundária do Cerco (Porto) e, no Secundário, o aluno José Nogueira, da Escola Secundária Clara de Resende (Porto).

Excerto da ata recebida da Biblioteca Almeida Garrett, com referência ao nosso Agrupamento, através do desempenho da Ana Rita Ferraz, do 9º B

Estão de parabéns os nossos alunos pelo seu comportamento e desempenho. Deixamos também um agradecimento especial à Câmara Municipal de Baião e à Junta de Freguesia de Ancede e Ribadouro, pela cedência do transporte.

A terminar, ficam os depoimentos de alguns dos nossos alunos presentes nesta atividade:

“Foi uma experiência muito boa, tanto a nível cultural como a nível social. Sou muito a favor deste tipo de concursos, porque de facto são uma forma de promover livros muito interessantes que provavelmente não tiraríamos da prateleira se não fossemos “obrigados” a lê-los. Foi também muito surpreendedor passar aos cinco finalistas, visto que não estava nada à espera. Em geral, foi uma experiência que adorei e que adorava repetir.” (Ana Rita Ferraz, do 9º B)

“Há experiências que ficam sempre na nossa memória e participar em concursos realizados a nível nacional é, sem dúvida, uma delas. Foi isso que me atrevi a fazer: primeiro na escola e, posteriormente, na fase distrital. É sempre gratificante ver o nosso mérito reconhecido e acima de tudo levar o nome da nossa Escola mais longe. Mas, para além disso, com a participação neste concurso ficamos a conhecer pessoas novas, obras literárias novas, zonas históricas, novos autores e novas formas de escrita. Acima de tudo, a participação neste concurso vale a pena devido à vivência cultural e pessoal.” (Salomé Barbosa, do 10º A)

“Eu comecei por ganhar um pequeno concurso escolar que, de seguida, me levou ao Porto, à fase distrital. Na fase distrital, tive que preencher um inquérito. Este consistia em responder a questões sobre o que li (“Viagem ao centro da terra”, de Júlio Verne, e “Casos do Beco das Sardinheiras”, de Mário de Carvalho) e fazer uma composição sobre um dos livros.” (João Pedro Vieira, 8º C).

“O dia 8 de maio? Como o descrever? Bem, foi um dia diferente, um dia que serviu para quebrar a rotina da escola e das aulas e um dia que acabou por se revelar extremamente agradável.  Apesar de já ter sido selecionada para a fase distrital do Concurso de Leitura no ano passado, só este ano fui até ao Porto, tentar dar o meu melhor para representar dignamente a escola de Baião. Adorei a oportunidade, apesar de não ter passado à segunda parte da fase distrital do concurso - a prova oral -, ao contrário do que aconteceu com a minha colega Rita Ferraz, por quem fiquei muito feliz e orgulhosa.

Foi uma ótima oportunidade pois, para além de visitar a Biblioteca Almeida Garrett, fiquei a conhecer alguns lugares que nunca visitara no Porto, aprender momentos da História do nosso país relacionados com a cidade e conviver com alunos de outras escolas do nosso distrito. Gostei particularmente de ver que afinal as novas tecnologias ainda não encantaram completamente a nova geração e que continuam a existir concursos que pretendem cativar cada vez mais e mais os jovens para a leitura.

Para mim, os livros são e continuarão sempre a ser os principais responsáveis por abrir horizontes e desenvolver a criatividade e capacidade de expressar ideias àqueles que os leem atentamente e com prazer. Por esta mesma razão, acho que o gosto pela leitura deve ser cultivado em nós desde cedo, para podermos aprender a preservá-lo ao longo da nossa vida.

Ainda não sei se voltarei a participar no concurso no próximo ano, mas certamente continuarei a ler sempre que puder.” (Ariana Carvalho, do 10º A)

Finalistas do 3º ciclo, incluindo a nossa aluna Ana Rita Ferraz, do nono ano, com o vereador da cultura do Porto, Dr. Paulo Cunha e Silva