70 anos após a evacuação do campo de concentração de Auschwitz

27-01-2015 15:06

crematorio.jpg

Recordam-se hoje o início da evacuação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, data em que também se assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este campo de terror foi construído pelos nazis em 1940, tornando-se um espaço de extermínio durante a Segunda Guerra Mundial. Em 5 anos terão sido assassinados mais de um milhão de pessoas, a maioria judeus, mas também ciganos, prisioneiros de guerra e e outras etnias.

Os nazis iniciaram o processo de evacuação deste campo ("Marchas da Morte") a 17 de janeiro de 1945. Dez dias depois, este espaço era libertado pelas forças do Exército Vermelho (antiga União Soviética). Este local tornou-se museu em 1947, tendo sido declarado Património da Humanidade da Unesco em 1979. No presente, é um dos principais símbolos do Holocausto em todo o mundo.

Se quiseres obter mais informações sobre este campo de concentração, podes consultar o mapa interativo que está disponível aqui (http://www.bbc.co.uk/history/interactive/animations/auschwitz_map/index_embed.shtml)